LÁPIS DE COR: Técnicas Básicas #6 (COLOR PENCIL: Basic Techniques # 6) - VÍDEO

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Neste vídeo vamos ver como fazer o jogo de luz e sombra mas usando cores diferentes das cores principais. 

No vídeo anterior usei tons da cor principal pra fazer as sombras mas podemos usar outras cores, suas complementares e seus tons pra obter efeitos parecidos. 

Qual método escolher? Depende de você, depende do efeito que você quer, as opções são muitas.

Para conhecer as cores, suas misturas, suas complementares, análogas, etc...veja os vídeos de Disco Cromático aqui: http://bit.ly/2W1Ue2U

In this video we will see how to make the game of light and shadow but using colors different from the main colors.
In the previous video I used shades of the main color to make the shadows but we can use other colors, their complements and their tones to obtain similar effects.
Which method to choose? It depends on you, it depends on the effect you want, the options are many.
To know the colors, their mixtures, their complements, the analogues, etc ... see the videos of Disco Cromático here: http://bit.ly/2W1Ue2U


Escolhi a cor vermelha para pintar uma folha, mas antes de aplica-la vou usar o verde como base em lugares onde há sombra.
I chose the color red to paint a leaf, but before applying it I will use green as a base in places where there is shade.


A aplicação do verde é de forma suave, depois aplico o vermelho.
The application of green is smooth, then I apply the red.


Uso tons da cor vermelha pra representar minha folha.
I use shades of red to represent my leaf.



Volto com a cor verde porque preciso que a mistura de cores me traga um marrom mais pronunciado. Aqui uso as complementares para produzir o marrom e ou alternando as cores até obter a luz e sobra desejadas na minha folha, lembrando sempre que a cor final é a vermelha.
I come back with the color green because I need the color mixture to bring me a more pronounced brown. Here I use the complementary ones to produce the brown and keep alternating the colors until I get the desired light & shadow  on my leaf, always remembering that the final color is red.




Também neste caso estou construindo tons, mas tons de vermelho, verde e marrom.
Also in this case I am building shades, but shades of red, green and brown.


A aplicação do blender é opcional, então suavizo a mão um pouco antes de passa-lo.
The application of the blender is optional, so I soften the hand a little before using it.



Agora vamos ver um efeito parecido mas sem o uso de cores complementares, mas sim de azul com cinza para dar o escuro que quero para a minha folha, que também será vermelha.
Começo com uma camada leve de vermelho.
Now we will see a similar effect but without the use of complementary colors, but of blue with gray to give the dark that I want for my leaf, that also will be red.
I start with a light layer of red.


Acrescento um pouco de azul nos lugares onde terei sombra, ou seja, mais próximo das extremidades da folha porque quero dar profundidade à pintura.
I add a little blue in the places where I have shade, that is, closer to the ends of the leaf because I want to give depth to the painting.



Com a cor cinza, começo a mesclar o azul e construindo minha sombra.
With the gray color, I start to blend the blue and build my shadow.


Venho novamente com o vermelho e faço a fusão das 3 cores: azul, cinza e vermelho.
I come again with red and merge the 3 colors: blue, gray and red.


Quando estou satisfeita com a sombra, acrescento mais vermelho á folha.
When I am satisfied with the shadow, I add more red to the leaf.


Acrescento branco em algumas partes da folha, para clarear um pouco.
I add white on some parts of the leaf, to lighten a little.


E mais uma camada de vermelho, com um pouco mais de pressão para finalizar.
And another layer of red, with a little more pressure to finish the painting.


Usei azul e cinza na folha a cima, mas vale a pena tentar a mistura de azul e uma leve camada de preto em outra folha, apenas para comparação de resultados e escolha também: algumas pessoas preferem usar diretamente a cor preta, eu  prefiro o cinza porque é mais fácil corrigir depois se ficar forte demais e corrigir o preto é bem mais difícil.
 O preto é uma cor muito forte, dominante, então a mão deve sempre ser bem suave.
I used blue and gray on the top leaf, but it is worth trying the blending of blue and a light layer of black on another leaf, just for comparison of results: some people prefer to use black directly, I prefer gray because it's easier to fix it later if I get too strong and fixing black is much more difficult.

  Black is a very strong, dominant color, so the hand should always be very soft.




E por último, faço sombreados com misturas de cinzas e azuis por fora e em torno das folhas pra dar profundidade.
And lastly, I  shade with blends of gray and blue on the outside and around the leaves to give depth.



Nas fotos acima, escolhi uma página onde as folhas estão soltas, sem encostar umas nas outras, então posso optar por um fundo natural da página ou de outra cor. As cores preta e branca naturalmente são neutras, contudo, quando aplicadas em fundos realçam bastantes as cores vizinhas.

Nesta outra pintura abaixo, optei pelo fundo branco. Mas e se tivesse optado por colorir todo o fundo de preto? Você consegue olhar e imaginar como ficaria?

Veja todo o processo no vídeo abaixo, mesmo que você não entenda português é fácil entender a mistura de cores para fazer as sombras.
In the photos above, I chose a page where the leaves are loose, without leaning against each other, so I can choose a natural background of the page or another color. The black and white colors are neutral, however, when applied on backgrounds enhance enough the neighboring colors.
In this other painting below, I opted for the white background. But what if I had chosen to color the whole background in black? Can you look and imagine how it would look?
See the whole process in the video below, even if you do not understand Portuguese it is easy to understand the mixture of colors to construct the shadows.


VÍDEO:


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