Quando a Ética some...




Muito se discute sobre ética na Internet que resumidamente é saber o que podemos e o que não podemos fazer, e o que não devemos fazer.





As leis que auxiliam a clarear o assunto estão surgindo aos poucos e tornam-se cada vez mais necessárias uma vez que a educação parece que tomou caminhos tão divergentes e diversos que as pessoas esqueceram aquela antiga frase que diz que "o direito de um acaba quando começa o do outro". 


Mas muito ainda há que ser feito.





"O que podemos e o que não podemos" pode ser limitado por leis, mas "o que não devemos" é mais difícil de limitar, pois passa pela educação que tivemos quando crianças.





Educação essa (ao menos a minha) onde, por exemplo, se aprende a não pegar o que é dos outros pois o nome disso é furto, é roubo. 


Da mesma forma não se pega antes para só depois perguntar se podia pegar, é preciso pedir permissão antes de pegar.





Muitas vezes vemos calúnias, injúrias e difamação na Internet e temos leis que punem seus autores. Também vemos casos de plágio onde há igualmente punição para os autores. 


Mas o que me preocupa é a desfaçatez,  a falta de consciência das pessoas que roubam, por exemplo, fotos de blogs e sites e publicam em seus próprios blogs e sites de forma descarada, vergonhosa, e acham a coisa mais natural do mundo.





Não tem consciência do que não devem fazer, do que está errado. Simplesmente fazem. Ou tem consciência mas não tem mesmo é vergonha?





Aqui no Estúdio Brigit todas as fotos tiradas por nós recebem uma marca d'água com o nome "Brigit" pois são nossas, nossa propriedade, nossos produtos.





Publicar uma de nossas fotos em seu próprio blog ou site mostra a todos que a foto é aqui do Estúdio Brigit e dependendo do contexto em que foi inserida também mostra o caráter de quem copia.





Pegar nossas fotos, como já aconteceu, publicar no próprio blog/site mas de forma respeitosa, entusiasmada e feliz como alguns de nossos clientes e amigos fizeram dada a satisfação que tiveram com nossos produtos, é ótimo! É motivo de orgulho pra nós!





Pegar nossas fotos pra guarda-las em um arquivo pessoal para servir como fonte de consulta e inspiração é igualmente ótimo! Nosso trabalho inspira pessoas e isso também nos dá muito orgulho!





Mas pegar nossas fotos, publica-las e se oferecer para fazer um produto igual...é lamentável, é quase inacreditável que a pessoa não tenha vergonha de exibir fotos que tem uma marca d'água, que tem dono, para essa finalidade. É admitir uma absoluta falta de talento.





O produto nunca ficará igual.


 É preciso compromisso, dedicação, entusiasmo, vontade, trabalho, garra, talento, Arte e Amor pra fazer um livro Brigit Handmade.





E isso, não dá pra roubar.





Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.