Halloween 2013!!!
Halloween é uma das festas pagãs mais antigas do mundo e é celebrada hoje por milhões de pessoas em centenas de países.
Grande parte da história da origem do Halloween não veio através de registro escritos e algumas informações ainda estão sujeitas a debate.
Mas acredita-se que o Halloween teve origem nas ilhas britânicas junto com a celebração celta pagã do Samhain.
Acreditava-se que os espíritos dos mortos ressuscitavam e se misturavam com os vivos no dia de Samhain. Os celtas deixavam comida em suas portas para incentivar bons espíritos e usavam máscaras para espantar os maus.
Alguns historiadores acreditam que os romanos que invadiram a Inglaterra adicionaram algumas de suas próprias tradições para a celebração de Samhain, tais como celebrar o final da safra e honrar os mortos, outros dizem que na verdade os romanos nunca conquistaram os celtas (Irlanda e Escócia) e portanto não houve mistura de culturas, e que os celtas comemoravam o fim da colheita e honravam seus mortos.
Muitos séculos mais tarde, a Igreja Católica Romana, em uma tentativa de acabar com feriados pagãos, como o Dia das Bruxas (e de Natal, que havia sido a festa pagã romana de Saturnália) estabeleceu o dia 1º de novembro como o Dia de Todos os Santos para homenagear todos os santos que não têm seu próprio dia santo.
Esta tentativa de desviar a atenção da celebração pagã do Samhain não funcionou. As celebrações na véspera do Dia de Todos os Santos continuaram a crescer e a mudar. Durante a maciça imigração irlandesa para a América em 1840, o Dia das Bruxas encontrou o seu caminho para os Estados Unidos, onde continuou a florescer!
Acredita-se também que a prática cristã de celebrar a noite antes de um feriado, como a véspera de Natal, véspera de Ano Novo, etc veio das tradições judaicas porque dias e feriados judaicos começam na noite anterior.
O nome Halloween vem de "All Hallows 'Evening", ou "All Hallow", véspera do All Hallows' Day.
"Hallow" é uma palavra em Inglês Antigo para "pessoa santa", e All Hallows 'Day é simplesmente outro nome para All Saints' Day que eventualmente, tornou-se abreviado para "Hallowe'en", e depois para "Halloween".
Samhain & Celtas
Os celtas viveram há centenas de anos no que hoje é a Irlanda, Escócia, Inglaterra, País de Gales e norte da França. Os povos celtas, por volta de 800 ac, geralmente tinham rebanhos ovinos e bovinos. Quando o clima esfriava os pastores traziam seus animais das montanhas para pastos mais próximos. A vida mudava drasticamente entre verão e inverno para os celtas pois nos meses de inverno todos ficavam dentro ou perto de casa, consertando coisas, costurando, passando tempo juntos, e, geralmente, evitando sair de casa; se saíssem de casa congelariam até a morte, ficariam doentes, ou seriam mortos e comidos por animais famintos.A mudança da estação de abundância (Verão), crescimento e vida pra estação de escuro (Inverno), escassez e morte era o significado por trás do feriado.
Então, a colheita final do ano foi marcada por uma celebração chamada Samhain (pronuncia-se sow-en) e foi também o antigo Ano Novo celta. Samhain, que significa "fim do verão", geralmente era por volta do final de outubro, quando o clima começava a ficar frio na Irlanda e na Escócia.
Os Celtas acreditavam que as transições, os tempos em que as coisas mudam de um estado para outro, tinham propriedades mágicas.
Samhain marcou o que era para eles um dos mais importantes pontos de virada do ano (Primavera é o outro), uma mudança no tempo, bem como uma mudança na vida. Os celtas também acreditavam que este momento mágico criava uma abertura para os mortos. Eles acreditavam que o mundo dos mortos e dos vivos estavam mais próximos na hora de Samhain, e que os espíritos dos mortos eram liberados para viajar mais uma vez entre os vivos, em parte porque no Samhain as almas dos que tinham morrido durante o ano viajavam para o outro mundo.
Pessoas se reuniam para sacrificar animais, frutas e legumes. Eles também acendiam fogueiras em honra dos mortos, para ajudá-los em sua jornada para o outro mundo, e para mantê-los longe da vida. Naquele dia, todos os tipos de seres estavam em andamento: fantasmas, fadas e demônios. Muitas das atividades do festival Samhain eram relacionados a essas crenças. Muitas dessas práticas, em seguida, evoluiram para o Halloween de hoje em dia.
No dia 31 de outubro, após as colheitas terem sido todas colhidas e armazenadas para aguentar o inverno pela frente, as fogueiras nas casas eram apagadas, então os druidas (os sacerdotes celtas) se encontravam no topo da colina na floresta de carvalho escuro, acendiam fogueiras e ofereciam sacrifícios de animais para agradecer aos deuses pela colheita e apaziguar os deuses do próximo inverno.
Na manhã seguinte, os sacerdotes druidas dariam uma brasa quente das fogueiras a cada família, que levava a brasa quente para casa e com ela fazia sua própria fogueira para começar a cozinhar. As pessoas colocavam as brasas dentro de nabos ocos pra poder carrega-las até casa. A lareira e fogo eram muito importante para os celtas, pois mantinha as casas quentes e livres de maus espíritos.
O festival durava 3 dias e muitas pessoas desfilavam em trajes feitos de peles e cabeças de seus animais que representam vários deuses da natureza.
Bruxas
Uma lenda conta que em um All Hallows Eve, um sacerdote estava andando por uma estrada quando viu as fogueiras queimando. Ele viu pessoas dançando em volta da fogueira com fantasias e tochas nas mãos. Com a lua como pano de fundo para os fogos, as pessoas pareciam estar voando no ar. O homem correu para a aldeia para dizer que as bruxas estavam voando e o mal estava acontecendo. Talvez nesse momento tenha começado o mito de que bruxas voam em vassouras no Halloween .Dia de finados
Dia de Finados, em 2 de novembro, é comemorado com missas católicas e festividades em homenagem aos mortos. Os vivos rezam para libertar os que estão no purgatório que é o lugar no pós-vida entre a terra dos vivos e dos outros mundos onde as almas são purificadas antes de prosseguir para o céu. Através da oração e boas obras, o membros vivos da igreja podem ajudar os seus amigos e familiares falecidos.
Foi no Dia das Bruxas em 1517 que Martin Luther começou a tentar reformar a Igreja Católica. Essa reforma terminou na formação da Igreja Protestante, que não acreditava em santos (no sentido católico romano de indivíduos específicos).
Sem santos, não haveria véspera All Hallow, não haveria Halloween e nem festas, por isso, na Grã-Bretanha quando a conspiração para explodir o Parlamento Inglês e destituir o Rei James I, em 1605 foi descoberta, uma ótima solução para resolver dois problemas de uma só vez foi planejada.
As comemorações a que as pessoas estavam acostumadas mudaram para 05 de novembro dando origem ao Dia de Guy Fawkes. Guy Fawkes não foi muito inteligente pois foi acusado de ser cúmplice na trama Católica para explodir o Parlamento Inglês, que na época era protestante. Assim , apesar de, tecnicamente, a celebração ser para comemorar o fracasso da trama, também era Halloween. Fogueiras foram acesas em todo o país. Pessoas carregavam lanternas esculpidas em nabos e as crianças foram pedindo "um centavo para o Guy" (eles usariam as moedas para comprar mais lenha para a fogueira em que Guy Fawkes ia ser queimado vivo por causa da conspiração).
Percebendo que não poderia se livrar completamente dos aspectos sobrenaturais das celebrações, a Igreja Católica começou a caracterizar os espíritos como forças do mal associadas ao diabo. Foi a partir daí que começaram a associar Halooween com bruxas e demônios.
Doces ou Travessuras?
Nos tempos Celta, até a idade medieval, acreditava-se que fadas podiam ser vistas na véspera de Samhain. As fadas não eram necessariamente más, nem boas.....elas eram levadas, travessas! Elas gostavam de premiar que praticava boas ações mas não toleravam ser enganadas, então pra saber quem praticava boas ações, no Samhain, as fadas se disfarçavam em mendigos e iam de porta em porta pedindo esmolas. Quem lhes dava comida recebia recompensas, quem não dava era castigado.Nos tempos medievais, uma prática popular Dia de Finados era fazer "bolos de alma", sobremesas simples como pão com uma cobertura de groselha. Em um costume chamado "souling," as crianças vão de porta em porta mendigando para ganhar bolos e doces, como acontece atualmente. Para cada bolo ou doce de uma criança ganhasse, ele ou ela teria que dizer uma oração para os familiares mortos da pessoa que lhe deu o bolo/doces. Essas orações ajudariam os familiares a encontrar seu caminho para fora do purgatório e ao céu.
Vestir-se como fantasmas veio da tradição celta antiga de moradores disfarçando-se como demônios e espíritos. Os celtas acreditavam que se disfarçar para se parecer com os espíritos que estavam vagando pela terra naquela noite podia evitar ver os espíritos reais vagando pelas ruas, já que todos estavam vestidos de forma parecida.
O Halloween nos EUA
Nenhum comentário:
Postar um comentário