Halloween 2013!!!

(clique  para ampliar - click  to enlarge)

Hoje a postagem é muito especial, é sobre o Halloween!

Halloween é uma das festas pagãs mais antigas do mundo e é celebrada hoje por milhões de pessoas em centenas de países. 

Grande parte da história da origem do Halloween não veio através de registro escritos e algumas informações ainda estão sujeitas a debate.
 Mas acredita-se que o Halloween teve origem nas ilhas britânicas junto com a celebração celta pagã do Samhain.

 Acreditava-se que os espíritos dos mortos ressuscitavam e se misturavam com os vivos no dia de Samhain. Os celtas deixavam comida em suas portas para incentivar bons espíritos e usavam máscaras para espantar os maus. 

Alguns historiadores acreditam que os romanos que invadiram a Inglaterra adicionaram algumas de suas próprias tradições para a celebração de Samhain, tais como celebrar o final da safra e honrar os mortos, outros dizem que na verdade os romanos nunca conquistaram os celtas (Irlanda e Escócia) e portanto não houve mistura de culturas, e que os celtas comemoravam o fim da colheita e  honravam seus mortos.

 Muitos séculos mais tarde, a Igreja Católica Romana, em uma tentativa de acabar com feriados pagãos, como o Dia das Bruxas (e de Natal, que havia sido a festa pagã romana de Saturnália) estabeleceu o dia 1º de novembro como o Dia de Todos os Santos para homenagear todos os santos que não têm seu próprio dia santo. 

Esta tentativa de desviar a atenção da celebração pagã do Samhain não funcionou. As celebrações na véspera do Dia de Todos os Santos continuaram a crescer e a mudar. Durante a maciça imigração irlandesa para a América em 1840, o Dia das Bruxas encontrou o seu caminho para os Estados Unidos, onde continuou a florescer!
Acredita-se também que a prática cristã de celebrar a noite antes de um feriado, como a véspera de Natal, véspera de Ano Novo, etc veio das tradições judaicas porque dias e feriados judaicos começam na noite anterior. 

O nome  Halloween vem de "All Hallows 'Evening", ou  "All Hallow", véspera do All Hallows' Day. 
"Hallow" é uma palavra em Inglês Antigo para "pessoa santa", e All Hallows 'Day é simplesmente outro nome para All Saints' Day  que eventualmente, tornou-se abreviado para "Hallowe'en", e depois para "Halloween".


Samhain & Celtas

Os celtas viveram há centenas de anos no que hoje é a Irlanda, Escócia, Inglaterra, País de Gales e norte da França. Os povos celtas, por volta de 800 ac, geralmente tinham rebanhos ovinos e bovinos. Quando o clima esfriava os pastores traziam seus animais  das montanhas para pastos mais próximos. A vida mudava drasticamente entre verão e inverno para os celtas pois nos meses de inverno todos ficavam dentro ou perto de casa, consertando  coisas, costurando, passando tempo juntos, e, geralmente, evitando sair de casa; se saíssem de casa congelariam até a morte, ficariam doentes, ou  seriam mortos e comidos por animais famintos. 
A mudança da estação de abundância (Verão), crescimento e vida pra estação de   escuro (Inverno), escassez e morte era o significado por trás do feriado.

Então, a colheita final do ano foi marcada por uma celebração chamada Samhain (pronuncia-se sow-en) e foi também o antigo Ano Novo celta. Samhain, que significa "fim do verão", geralmente era por volta do final de outubro, quando o clima começava a ficar frio na Irlanda e na Escócia. 

Os Celtas acreditavam que as transições, os tempos em que as coisas mudam de um estado para outro, tinham propriedades mágicas.
 Samhain marcou o que era para eles um  dos mais importantes  pontos de virada do ano (Primavera é o outro), uma mudança no tempo, bem como uma mudança na vida. Os celtas também acreditavam que este momento mágico criava uma abertura para os mortos. Eles acreditavam que o mundo dos mortos e dos vivos estavam mais próximos na hora de Samhain, e que os espíritos dos mortos eram liberados para viajar mais uma vez entre os vivos, em parte porque no Samhain as almas dos que tinham morrido durante o ano viajavam para o outro mundo.

 Pessoas se reuniam para sacrificar animais, frutas e legumes. Eles também acendiam fogueiras em honra dos mortos, para ajudá-los em sua jornada para o outro mundo, e para mantê-los longe da vida. Naquele dia, todos os tipos de seres estavam em andamento: fantasmas, fadas e demônios. Muitas das atividades do festival Samhain eram relacionados a essas crenças. Muitas dessas práticas, em seguida, evoluiram para o Halloween de hoje em dia.

No dia 31 de outubro, após as colheitas terem sido todas colhidas e armazenadas  para aguentar o inverno pela frente, as fogueiras nas casas eram apagadas, então os druidas (os sacerdotes celtas)  se encontravam no topo da colina na floresta de carvalho escuro,  acendiam fogueiras e ofereciam sacrifícios de  animais para agradecer aos deuses pela colheita e apaziguar os deuses do próximo inverno.
Na manhã seguinte, os sacerdotes druidas dariam uma brasa quente das fogueiras a cada família, que levava a brasa quente para casa e com ela fazia sua própria fogueira para começar a cozinhar.  As pessoas colocavam as brasas dentro de nabos ocos pra poder carrega-las até casa. A lareira e fogo eram muito importante para os celtas, pois mantinha as casas quentes e livres de maus espíritos.
O festival durava 3 dias e muitas pessoas desfilavam em trajes feitos de peles e cabeças de seus animais que representam vários deuses da natureza.


Bruxas

Uma lenda conta que em um All Hallows Eve,  um sacerdote estava andando por uma estrada  quando viu as fogueiras queimando. Ele viu pessoas dançando em volta da fogueira com fantasias  e tochas nas mãos. Com a lua como pano de fundo para os fogos, as pessoas pareciam estar voando no ar. O homem correu para a aldeia para dizer que as bruxas estavam voando e o mal estava acontecendo. Talvez nesse momento tenha começado o mito de que bruxas voam em vassouras  no Halloween .

Dia de finados

Dia de Finados, em 2 de novembro, é comemorado com missas católicas e festividades em homenagem aos mortos. Os vivos rezam para libertar os que estão no purgatório que é o lugar no pós-vida entre a terra dos vivos e dos outros mundos onde as almas são purificadas antes de prosseguir para o céu.  Através da oração e boas obras, o membros vivos da igreja podem ajudar os seus amigos e familiares falecidos.

Foi no Dia das Bruxas em 1517 que Martin Luther começou a tentar reformar a Igreja Católica. Essa reforma terminou na formação da Igreja Protestante, que não acreditava em santos (no sentido católico romano de indivíduos específicos).

Sem santos, não haveria véspera All Hallow, não haveria Halloween e nem festas, por isso, na Grã-Bretanha quando a conspiração para explodir o Parlamento Inglês e destituir o  Rei James I, em 1605 foi descoberta,   uma ótima solução para resolver dois problemas de uma só vez foi planejada.
As comemorações a que as pessoas estavam acostumadas mudaram para 05 de novembro dando origem ao  Dia de Guy Fawkes.  Guy Fawkes não foi muito inteligente pois foi acusado de ser  cúmplice na trama Católica para explodir o Parlamento Inglês, que na época era protestante. Assim , apesar de, tecnicamente, a celebração ser para comemorar o fracasso da trama, também era Halloween. Fogueiras foram acesas em todo o país. Pessoas carregavam lanternas esculpidas em nabos e as crianças foram pedindo "um centavo para o Guy" (eles usariam as moedas para comprar mais lenha para a fogueira em que Guy Fawkes ia ser queimado vivo por causa da conspiração).

Percebendo que não poderia se livrar completamente dos aspectos sobrenaturais das celebrações, a Igreja Católica começou a caracterizar os espíritos como forças do mal associadas ao diabo. Foi a partir daí que começaram a associar Halooween com bruxas e demônios.


Doces ou Travessuras?

Nos tempos Celta, até a idade medieval, acreditava-se que fadas podiam ser vistas  na véspera de Samhain. As fadas não eram necessariamente más, nem boas.....elas eram levadas, travessas! Elas gostavam de premiar que praticava boas ações mas não toleravam ser enganadas, então pra saber quem praticava boas ações,   no Samhain, as fadas se disfarçavam em  mendigos e iam de porta em porta pedindo esmolas. Quem lhes dava comida recebia recompensas, quem não dava era castigado. 

Nos tempos medievais, uma prática popular Dia de Finados era fazer "bolos de alma", sobremesas simples como pão com uma cobertura de groselha. Em um costume chamado "souling," as crianças  vão de porta em porta mendigando para ganhar bolos e doces, como acontece atualmente. Para cada bolo ou doce de uma criança ganhasse,  ele ou ela teria que dizer uma oração para os familiares mortos da pessoa que lhe deu o bolo/doces. Essas orações ajudariam os familiares a encontrar seu caminho para fora do purgatório e ao céu. 
Vestir-se como fantasmas veio da tradição celta antiga de moradores disfarçando-se como demônios e espíritos. Os celtas acreditavam que se disfarçar para se parecer com os espíritos que estavam vagando pela terra naquela noite podia evitar ver os espíritos reais vagando pelas ruas, já que todos estavam vestidos de forma parecida.  


O Halloween nos EUA

No novo mundo (EUA), os colonos eram todos protestantes e o Halloween era tecnicamente um feriado católico, aliás, houve época em que os feriados católicos eram proibidos de ser comemorados, inclusive o Natal.

 Após a Revolução Americana, a maioria do povo do país era de lavradores  que começaram a comemorar suas colheitas e criou-se um feriado chamado Autumn Party Play, que comemorava o Outono. As pessoas  se reuniam e contavam histórias de fantasmas, dançavam e cantavam e faziam festas e fogueiras. As crianças encenavam um espetáculo na escola desfilando fantasias de outono.

 Após a Revolução Industrial a maioria dos americanos vivia em cidades e não tinha necessidade de tais encontros. Até o final da Guerra Civil, só episcopais e católicos celebravam o Dia de Todos os Santos e o Dia das Bruxas (Halloween), e as duas religiões tinham menos de 5% da população como adeptos. Preocupados em deixar uma parte de sua tradição desaparecer, as duas religiões começaram uma campanha agressiva para colocar esses dois feriados em todos os calendários públicos.

No final de 1800 houve um movimento nos Estados Unidos para tornar o  Halloween em um feriado muito mais para unir a comunidade e vizinhança, do que para comemorar o sobrenatural.  A partir daí festas de Halloween para crianças e adultos se tornaram frequentes. No primeiro ano, o Dia de Todos os Santos e Dia das Bruxas apareceu no calendário, os jornais e revistas fizeram grandes reportagens sobre isso. De repente, todo mundo sabia sobre o Halloween e começaram a celebrar-lo com fogueiras e com máscaras. A primeira celebração oficial de Halloween  nos Estados Unidos, ocorreu em Anoka, Minnesota, em 1921. Na década de 1920 e 30 o Halloween tornou-se um feriado secular, mas centrado na comunidade que comemorava com desfiles e festas nas praças da cidade. Pelo vandalismo de 1950, o Halloween teve que ser mantido sob controle e tornou-se uma festa para crianças também. Presentes e doces eram dados para garantir que não haveria prejuízo de casas.  Essas tradições tornaram o Halloween o segundo maior feriado comercial do país, com bilhões de dólares gastos com doces a cada ano.


Então, gostaram?

Eu adoro Halloween e sua magia!

Hoje não fiz a postagem normal sobre A Viagem, semana que vem volta ao normal.

Beijos e bom fim de semana!

Today 's post is very special , it is about Halloween !

Halloween is one of the oldest pagan festivals in the world and is now celebrated by millions of people in hundreds of countries .

Much of the history of the origin of Halloween did not come through written record and some information is still subject to debate.
 But it is believed that Halloween originated in the British Isles along with the pagan Celtic celebration of Samhain .

 It was believed that the spirits of the dead were raised and mingled with the living on Samhain . The Celts left food at their doors to encourage good spirits and wore masks to ward off evil .

Some historians believe the Romans who invaded England added some of their own traditions for the celebration of Samhain , such as celebrating the end of the harvest and honoring the dead , others say that in fact the Romans never conquered the Celts (Ireland and Scotland) and therefore there was no mixture of cultures , and that the Celts celebrated the end of harvest and honored their dead .

 Many centuries later , the Roman Catholic Church , in a bid to end pagan holidays such as Halloween ( and Christmas , which had been the pagan Roman Saturnalia ) established the 1st of November as the Day of All saints to honor all the saints who do not have their own holy day .

This attempt to divert attention from the pagan celebration of Samhain did not work . The celebrations on the eve of All Saints continued to grow and change. During the massive Irish immigration to America in 1840 , Halloween found its way to the United States , where he continued to flourish !

It is also believed that the Christian practice of celebrating the night before a holiday such as Christmas Eve, New Year's Eve , etc. came from Jewish traditions and Jewish holidays as days begin the night before .

The name Halloween comes from " All Hallows ' Evening " , or " All Hallows " , the eve of All Hallows' Day
" Hallow " is an Old English word for " holy person " , and All Hallows ' Day is simply another name for All Saints ' Day which eventually became shortened to " Hallowe'en " and then to "Halloween ."

Samhain & Celts

The Celts lived hundreds of years ago in what is now Ireland , Scotland, England , Wales and Northern France . The Celtic people , around 800 BC, usually had sheep and cattle herds . When the weather cooled they brought their animals to the mountain pastures . Life changed dramatically between summer and winter for the Celts because in the winter months they were all within or close to home , fixing things , sewing , spending time together, and generally avoiding leaving home ; fared home freeze to death , would be sick , or be killed and eaten by hungry animals .
The change of season from abundance ( summer ) , growth and life to dark season ( winter) , scarcity and death was the meaning behind the holiday.

Then , the final harvest of the year was marked by a celebration called Samhain (pronounced sow- en ) , and was also the old Celtic New Year . Samhain , which means " end of summer " , was usually around the end of October, when the weather began to get cold in Ireland and Scotland .

The Celts believed that the transitions , the times when things change from one state to another , had magical properties .
 Samhain marked what was for them the most important turning points of the year ( spring is the other ) , a change in time as well as a change in life. The Celts also believed that this magical moment created an opening for the dead . They believed that the world of the living and the dead were closer in time to Samhain , and that the spirits of the dead were released to travel once again among the living , in part because at Samhain the souls of those who had died during the year traveled to the other world .

 People gathered to sacrifice animals , fruits and vegetables . They also lit bonfires in honor of the dead , to help them on their journey to the other world , and to keep them away from life . That day , all kinds of beings were underway : ghosts , fairies and demons . Many of the Samhain festival activities were related to those beliefs . Many of these practices then evolved for Halloween today .

On October 31 , after the crops were all harvested and stored to endure the winter ahead , the fires in the houses were cleared , then the Druids ( Celtic priests ) were at the top of the hill in the dark oak forest , lit bonfires and sacrificed animals to thank the gods for the harvest and appease the gods of the coming winter .
The next morning , the Druid priests would make a hot ember of fires to each family , which led to hot coals for their home and made ​​their own fire to start cooking . People put the embers in hollowed-out turnips to be able to carry them home. The fireplace and fire were very important to the Celtsto keep the houses warm and free from evil spirits .
The festival lasted three days and many people paraded in costumes made ​​of skins and heads of their animals representing various gods of nature .

Witches

One legend tells that in an All Hallows Eve , a priest was walking along a road when he saw the fires burning . He saw people dancing around the campfire with fantasies and torches in their hands. With the moon as a backdrop for the fireworks , people seemed to be flying in the air . The man ran to the village to say that witches were flying and evil was happening . Perhaps that time has started the myth that witches fly on broomsticks on Halloween .

Hallowmas

All Souls Day , November 2 , is commemorated with Catholic masses and festivities in honor of the dead . The living pray to liberate those who are in purgatory that is the place in the afterlife between the land of the living and the other worlds where souls are purified before proceeding to heaven . Through prayer and good works, the living members of the church can help their friends and family dead .

It was on Halloween in 1517 that Martin Luther began trying to reform the Catholic Church . This reform ended in the formation of the Protestant Church , which did not believe in saints ( the Roman Catholic sense of specific individuals ) .

No saints , there would be All Hallow 's Eve , Halloween , and there would be no parties , so in Britain when the conspiracy to blow up the English Parliament and dismiss King James I, was discovered in 1605 , a great solution to solve two problems at one time was planned .
The celebrations that people were accustomed moved to November 5 giving rise to Guy Fawkes Day . Guy Fawkes was not very smart because he was accused of being complicit in the Catholic plot to blow up the English Parliament , which at the time was  Protestant . Thus, even though , technically , the celebration is to commemorate the failure of the plot , was also Halloween . Bonfires were lit across the country . People carried lanterns carved from turnips and children were asking for " a penny for the Guy " ( they would use the coins to buy more wood for the fire that Guy Fawkes would be burned alive because of the conspiracy ) .

Realizing that he could not completely get rid of the supernatural aspects of the celebrations , the Catholic Church began to characterize the spirits as evil forces associated with the devil. It was from there that Halloween began associating with witches and demons .

Trick or Treat ?

In Celtic times until the medieval ages , it was believed that fairies could be seen on the eve of Samhain . The fairies were not necessarily bad or good ..... they were mischievous ! They liked to reward good deeds practiced but did not tolerate being cheated , then to see who practiced good deeds , on Samhain , the fairies disguised in beggars and went door to door begging. Those who gave them food received  rewards , those who didn't were punished.

In medieval times , a popular  practice in the  Day of the Dead was to make " soul cakes " , simple desserts like bread with a topping of currant . In a custom called " souling , " children go from door to door begging to make cakes and pastries , as at present . For each cake or candy  a child wins , he or she would have to say a prayer for the dead relatives of the person who gave the cake / candy . These prayers would help the relatives find their way out of purgatory and into heaven .
Dress up as ghosts came from ancient Celtic tradition of residents disguising themselves as demons and spirits . The Celts believed that disguising themselves to look like the spirits that were wandering the earth that night could avoid seeing the real spirits wandering the streets, since they were all dressed similarly .

Halloween in the U.S.

In the new world ( USA ) , the colonists were all Protestants and Halloween was technically a Catholic holiday , moreover , there was a time when the Catholic holidays were forbidden to be celebrated , including Christmas.

 After the American Revolution , the majority of the people of the country was  farmers who began to celebrate their harvests and set up a holiday named Autumn Play Party , celebrating the autumn. People gathered and told stories of ghosts , danced and sang and made feasts and bonfires . Children staged a show at the school parading fantasies autumn .

 After the Industrial Revolution, most Americans lived in cities and had no need for such meetings . By the end of the Civil War , only bishops and Catholics celebrated All Saints Day and Halloween , and the two religions were less than 5 % of the population as adherents. Anxious not to leave a part of their tradition disappears, the two religions began an aggressive campaign to put these two holidays on all public calendars.

In the late 1800s there was a movement in the United States to make Halloween into a holiday more to unite the community and neighborhood , than to celebrate the supernatural . Thereafter Halloween parties for both children and adults became frequent . In the first year , the Day of All Saints and Halloween appeared on the calendar , newspapers and magazines have made great reports about it . Suddenly , everyone knew about Halloween and began to celebrate it with bonfires and masks . 
The first official celebration of Halloween in the United States occurred in Anoka , Minnesota , in 1921 . In the 1920s and 30s Halloween became a secular holiday , but focused on community, celebrated with parades and parties in town squares. In 1950 because of the  vandalism , Halloween had to be kept under control and became a party only for kids. Gifts and sweets were given to ensure that there would be no loss of homes . These Halloween traditions became the second largest commercial holiday in the country with billions of dollars spent on candy every year .


I love Halloween and its magic !

Today there's no  post about The Journey , next week it'll be back to normal .

Kisses and good weekend !




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.